Curtir: Aproveitar ao máximo

Intensidade: Qualidade do que é intenso; veemente, impetuoso, ousado, apaixonado, movido por paixão.

Um sentimento que arde nos corações daqueles que buscam a Deus, buscam viver ao máximo, de todo coração, alma e força. Uma atitude de viver por quem e para quem nos redimiu de todo pecado. Um estilo de vida, com sua cara, sua cultura, sua forma de se expressar. E é isso que você encontra aqui.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Posso segurar sua mala???


Quando eu era estudante, há muito, muito tempo atrás eu tinha uma mania quando ia para o colégio de ônibus, era quase um vicio, todas as vezes que eu conseguia lugar para sentar e via alguém por perto com alguma mala, bolsa ou sacola pesada na mão eu me oferecia para carregar, e quase sempre a pessoa aceitava, assim como eu também sempre aceitava quando eu estava em pé e ofereciam para segurar minha bolsa.

Não sei se hoje em dia isso ainda acontece nos ônibus, mas fico pensando, porque em sã consciência eu vou me oferecer para segurar a bolsa de um estranho? Uma pessoa que talvez eu nem veja mais na minha vida? Porque esse interesse de trazer alívio para essa pessoa?

Lembrei disso essa semana pois li um versículo que tem tudo haver com isso: Gálatas 6:2 “Levem os fardos pesados uns dos outros e assim cumpram a Lei de Cristo”.

Nesse texto, Paulo está falando sobre compartilhar a carga, levar os fardos uns dos outros, você leva o meu, eu levo o seu. Mas por quê? Para trazer alivio, para trazer conforto, para demonstrar amor, demonstrar que se importa, como diz o versículo, cumprir a Lei de Cristo, que é o AMOR. Mas como se faz isso? Apenas se importando, ajudando no que for preciso, orando, conversando, estando junto, não medir esforços para ver o outro aliviado, mas tranqüilo com seu fardo. Afinal, isso é amor.

Mas é aqui que vejo um problema, uma trava, algo que aflige nossas vidas, nossas igrejas. Nós sempre esperamos o outro tomar a iniciativa, pois a nossa mala é sempre a mais pesada, “o meu fardo é sempre o mais difícil de carregar”, “não posso me importar com o fardo dos outros agora, espera eu me livrar desse meu problema, ai depois eu vou te ajudar”.

Infelizmente, esse é o pensamento da imensa maioria dos cristãos, é algo instintivo, confesso que tem sido a minha maneira de agir diante de um grande problema que eu e minha família temos vivido, e através desse versículo, através dessa historia das malas, Deus trouxe ao meu coração a necessidade que temos de compartilhar nossos fardos com os outros, e também ajudá-los a carregar os seus. Pois o versículo não diz: “espere seu fardo acabar e depois leve os dos outros”, e sim fala sobre compartilhar, pois compartilhando, vamos dividir o peso, são duas cabeças pensando juntos, é a Lei do Amor agindo, é cumprir um principio de Cristo, e ai com certeza, tanto o nosso fardo como o do próximo ficará mais leve, bem mais leve.

Que sejamos com Jó, que mesmo passando pelo que passou, ainda sim aconselhou e orou pelos seus amigos.

Um comentário:

Patty (do Duh) disse...

André... Perfeito!
Isso mesmo. Muitas vezes ficamos esperando o outro agir, sendo que é só darmos o primeiro passo e compartilhar. Não esperar que o outro faça o que a gente queria que ele fizesse e por aí vai...
Carregar o fardo, compartilhar, dividir o peso, se aprofundar, não é utopia! É possível viver este amor SIM. Eu creio nisso! E nós (eu e o Duh) estamos dispostos.

Ainda há tempo... sempre haverá...

Bjos