Curtir: Aproveitar ao máximo

Intensidade: Qualidade do que é intenso; veemente, impetuoso, ousado, apaixonado, movido por paixão.

Um sentimento que arde nos corações daqueles que buscam a Deus, buscam viver ao máximo, de todo coração, alma e força. Uma atitude de viver por quem e para quem nos redimiu de todo pecado. Um estilo de vida, com sua cara, sua cultura, sua forma de se expressar. E é isso que você encontra aqui.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Murmura Zero

Somos todos murmuradores. Isso é um fato que temos que admitir. Algumas pessoas conseguem, com muito esforço, superar essa condição humana, mas continuam com o mesmo potencial.

A luta contra nossa própria língua deve ser diária e requer muita disciplina. Pois ninguém consegue dominá-la completamente. É um mal que não se pode refrear. (Tiago 3:8).

Em minha opinião, existem dois tipos de murmuração: 


A primeira reflete a incapacidade de suportar a adversidade (tudo que dá errado) em silêncio. O estilo Pato Donald de ser. É quando as coisas, por menores que sejam não dão certo, e nós inconformados, reclamamos. Eu nunca fui muito “reclamão”. Sempre fui muito paciente e calmo, mas de uns tempos pra cá desenvolvi esse “jeitão obcecado em ver tudo dar certo”. E confesso, é chato demais, e me prejudica muito. 
A segunda é quando direcionamos nossas frustrações e sentimentos egoístas a outras pessoas. Também conhecido como Maledicência. Para participar é muito fácil (risos). Geralmente nem sentimos quando estamos fazendo, pois usamos a máscara da preocupação como desculpa, e basta estarem dois ou três reunidos, que ela está no meio deles.


Encontramos no velho testamento, vários exemplos de como a murmuração pode atrapalhar a vontade e os planos que Deus tem para seus filhos. Moisés teve muita dificuldade com o povo de Israel no deserto. No livro de Êxodo, são relatadas reclamações por diversos motivos. (Leia Êxodo 15:24, 16:2 e Num 14:27). Toda essa insatisfação resultou em um atraso de 40 anos!
E quando me refiro a atraso, não é só a respeito do tempo, e sim a nossa própria felicidade. Pois o que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias (Provérbios 21:23). E enquanto não aprendermos a ser menos maledicentes, vamos nos prejudicar e também o corpo de Cristo. 

A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. (Tiago 3:6 )

Mas se murmurar faz parte da natureza humana, e não pode ser vencida, como vamos nos libertar disso e agradar a Deus?

Praticando.

Por isso eu resolvi iniciar uma campanha. Uma marca que nos ajude a lembrar. Pois acredito que se usarmos o que temos de melhor para ajudar uns aos outros a refrear nossas línguas, edificaremos a igreja como um todo, dia após dia. 
E a logo dessa marca foi feita no melhor estilo RPC Tv. (Risos)



Quando se pensa em fazer uma coisa dessas, a gente logo pensa que temos que mudar nosso vocabulário, e às vezes, no lugar do palavrão a gente solta um “Ah que Benção!” no mesmo tom de raiva. 
Por isso quero incentivar a não ficarmos somente na superficialidade das palavras, mas atacarmos a raiz do problema. O sentimento.

Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. (Colossenses 3:8)

Quero deixar mais alguns versículos para incentivá-lo nessa missão.

Não incentive a fofoca.
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR. (Levítico 19:16).

Não somos juízes
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. (Tiago 4:11)

Deus não suporta o murmurador
Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, eu não suportarei. (Salmos 101:5)

Antes de olhar para os outros, conserte-se primeiro
De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. (Lamentações 3:39)

Deixe de lado o que não presta
Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. (1 Pedro 2:1)

 Para as meninas
Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer; (1 Timóteo 5:14)

Acredito que todo esse princípio de fuga da murmuração se resume em um versículo, que é um dos meus preferidos:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8)

Pra finalizar, quero pedir para que depois de ler isso, não tenha o sentimento de mudar o mundo. Pelo menos não ainda. Comece procurando suas próprias falhas, identificando o que precisa ser tratado em você nesse sentido. É o que vou fazer por aqui.

Sonda-me, Senhor, e prova-me, examina o meu coração e a minha mente; (Salmos 26:2)


Murmura Zero. Quem está comigo? 

Nenhum comentário: